Como começar um negócio de alimentação saudável

Introdução

Como começar um negócio de alimentação saudável

Como começar um negócio de alimentação saudável? Esta dúvida aparece bastante nas minhas redes sociais.

Boa parte dos empreendedores que decidem começar um negócio buscam algo na área de alimentos. Seja porque ¨todo mundo come¨ e isso já seria uma razão para o sucesso do negócio, seja porque o empreendedor em questão tem um talento ou receita específicos que podem trazer sucesso.

Um dos segmentos que mais crescem é o da alimentação saudável. Mas, dentro dele existem muitas possibilidades. É preciso analisar a sua região, entender se existe demanda e avaliar antes de escolher o sub nicho de atuação.

Neste artigo vamos ver os primeiros passos e algumas sugestões de negócios, além da minha própria experiência que vou compartilhar com a intenção de expor dificuldades reais e também êxitos.

Vamos começar!

1. Entenda a diferença entre fazer algo para vender e ter um negócio de alimentação saudável

Um negócio formal começa com um plano de negócios. Nele é descrito o objetivo da futura empresa, o público alvo, a necessidade de investimento, o tempo previsto até o negócio dar lucro, os canais de venda, entre outras informações. Mas qual é a realidade da maior parte dos empreendedores?

¨Vou começar um negócio¨ e a partir daí o empreendedor faz o percurso do final para o começo. Ao invés de determinar o público alvo, adaptar o produto, fazer a ficha técnica, levantar os custos, precificar, traçar estratégias de vendas e depois vender, os empreendedores em geral buscam uma referência de preço externa, começam a vender e depois tentam buscar o lucro. Eu mesma já fiz isso.

Porém, para realizar a expectativa de realmente ganhar dinheiro com o negócio, é preciso compreender algumas etapas essenciais. E a primeira delas é que faturamento não é lucro e por isso é preciso conhecer os custos e só a partir daí precificar e começar a vender.

Este entendimento é a principal diferença entre vender produtos e ter um negócio. O principio básico de um negócio é dar lucro. E só existe lucro se os custos e despesas forem menores do que o faturamento. Estamos falando aqui de começar um negócio de alimentação saudável, mas isso vale para qualquer tipo de negócio.

2. Avalie o mercado a sua volta e a sua capacidade de produção para escolher o tipo de negócio de alimentação saudável

O que é alimentação saudável? É a que contribuí de forma positiva para a saúde da pessoa que consome. Produtos feitos sem a adição de conservantes, aditivos, agrotóxicos, ingredientes ultra processados estão na categoria saudáveis. E existem também os produtos com ¨halo saudável¨, aqueles que tem uma aparência de saudável, mas que não o são de fato.

Com certeza você já viu um prato de ¨quiche com salada¨ estar incluído na sessão saudável do cardápio. Mas a quiche em questão ser feita com bacon e queijo. Muitos consumidores não querem os produtos saudáveis, eles querem apenas ter uma sensação de estarem comendo algo menos danoso ao organismo. Uma vez estava na Flórida e pedi uma salada em um dos restaurantes da rede The Cheese Cake Factory. A salada, com aparência de saudável, tinha 1800 calorias.

Esta é uma escolha que você deve fazer antes de começar o negócio pois isso vai impactar o público alvo, a comunicação, as parcerias e todo o negócio. Qual será o seu foco? Proporcionar uma alimentação saudável mas sem preocupação com calorias? Ou vender alimentos para pessoas que buscam redução de peso?

Uma vez que você já tenha esta ideia vai precisar avaliar a sua capacidade de produção x volume de vendas. Dietas personalizadas fazem muito sucesso. Mas se você trabalha em casa, sozinho (a) pode não ser a melhor escolha pois você não conseguirá atender muitos clientes e a produção será bem complexa com muita variedade de ingredientes e pouca quantidade.

Uma boa forma de pesquisar é conversando com profissionais e empresas à sua volta. O que as nutricionistas estão recomendando para seus clientes? O que as lojas de produtos saudáveis mais estão vendendo agora? Esta pesquisa inicial aparentemente dá trabalho mas no final das contas economiza muito tempo, dinheiro e energia.

3. Ideias para começar um negócio de alimentação saudável

Os negócios com maior potencial de crescimento são os escaláveis. Ou seja, o que tem possibilidade de crescimento, seja com a adição de equipamentos ou aumento de espaço. Dito isso e somado às tendências atuais de mercado, aqui vão 3 sugestões:

3.1 SNACKS SAUDÁVEIS

Este seria o tipo de negócio que eu abriria sem pestanejar se tivesse em busca de um novo produto. Os snacks podem ser barrinhas, mini bolos, mini salgados, biscoitos. Qualquer coisa que seja possível mastigar no meio da manhã ou da tarde. Mas que não seja somente prazer, ou seja, que ao comer seja possível pensar em melhorar a saúde.

As pessoas estão ansiosas, este talvez seja o maior problema da humanidade agora. E um snack gostoso e saudável é aquela mistura de prazer com dever. Como negócio é altamente viável pois tem possibilidade de escala e do desenvolvimento de produtos com validade longa,

Para decidir o que fazer visite cadeias de lojas como o Mundo Verde, converse com os gerentes e pergunte o que é mais vendido, o que é mais procurado e o que é procurado mas não existe para a venda.

O desenvolvimento deste tipo de negócio pode ser via parcerias com nutricionistas e profissionais de saúde, venda direta, venda por aplicativo ou revenda. Não comece com muitos produtos, escolha no máximo 4 e vá melhorando a receita, a produção, a embalagem e só então aumente a variedade, se necessário.

3.2 SOPAS

Em 2020 quando o mundo parou e o minha empresa de buffet também fiquei pensando o que poderia fazer que não envolvesse o uso da minha cozinha, equipe e que eu pudesse fazer de casa.

Que produto seria fácil de produzir, de congelar, de entregar e com uma margem de lucro boa? A resposta foi… sopa. E assim comecei meu 3º negócio na cozinha de casa: a Soparia Carioca.

Porque sou tão defensora das sopas como modelo de negócios? Vou elencar aqui 5 razões:

  1. Produção simplificada. Poucos ingredientes e poucos fornecedores.
  2. Possibilidade de vários segmentos de público alvo: de pessoas de dieta à idosos.
  3. Muitas possibilidades de parcerias comerciais para desenvolver o negócio.
  4. Baixo custo de produção x preço de venda, ou seja CMV baixo com mais potencial de lucro.
  5. Vendas o ano ano, com pico no inverno.

Considerando o universo da alimentação saudável, as sopas oferecem um mundo de possibilidades, não só de sopas para dietas, mas também para restrições específicas. Um dos grandes ¨pulos do gato¨ é a parceria com profissionais de saúde que precisam de bons fornecedores para recomendar.

Para quem acha que sopa só vende no inverno, esta foto aqui é de uma entrega feita no dia 7/01, no Rio de Janeiro.

curo de sopas saudáveis

Porque as pessoas comprariam sopas em pleno verão?

Porque neste caso não são ¨sopas¨ e sim uma solução para uma alimentação saudável com calorias reduzidas.

Quantas pessoas você conhece que gostariam de ter um jantar saudável com menos de 200 calorias pronto no freezer?

Aposto que muitas!

Este é, sem dúvidas, um modelo de negócios que funciona e que pode gerar um faturamento superior a R$ 7.000/ mês.

3.3 Confeitaria Saudável

Na mesma linha dos snacks, a confeitaria que traz prazer sem a culpa da ingestão de produtos do mal é um ótimo modelo de negócio saudável.

A questão aqui é ter receitas testadas e deliciosas e determinar que segmento de mercado você vai atender. Especialmente quando falamos em começar um negócio, menos é mais.

Foque em poucos produtos e trabalhe para que eles sejam os melhores. Estude novas formas de adoçar, busque diferenciais que as outras empresas não oferecem.

Aqui também valem parcerias para desenvolver o negócio, bem como vendas para o mercado corporativo, com brindes comestíveis.

3.4 Wraps

Em 2023 os wraps ficaram em 2º lugar no ranking do IFOOD, com 33 milhões de pedidos. Isso mostra que a tendência para a alimentação saudável está cada vez mais consolidada e também um fato curioso: que não é só o saudável mas sim a percepção de saudabilidade do produto.

Wraps nem sempre tem recheios que podem ser chamados de saudáveis, mas a percepção do consumidor é que eles são mais saudáveis em relação à outros tipos de fast food.

Então, surfando esta boa onda do wrap, esta é uma ideia atual e que já traz um histórico de um alto volume de pedidos vendidos na maior plataforma de delivery do país.

Onde aprender?

  1. Snacks saudáveis: Receitas de snacks Saudáveis
  2. Sopas: Curso Viver de Sopa – Modelo de negócios da Soparia Carioca, incluindo receitas e fichas técnicas
  3. Confeitaria Saudável – IMERSÃO SEM GLÚTEN

Conclusão

Se você deseja realmente começar um negócio este é um segmento que tem muito potencial de lucro.

Porém não se engane achando que somente vender vai trazer o lucro desejado. Planeje o seu negócio antes de começar, siga o passo a passo de como começar um negócio. Um segmento de mercado que está em alta ajuda no desenvolvimento do negócio mas o que realmente traz o sucesso financeiro e o crescimento é a gestão correta.

Rolar para cima