5 motivos para empreender com sopas congeladas em 2024

empreender com sopas em 2024

Introdução

5 bons motivos para empreender com sopas congeladas em 2024! Este é o tema do nosso artigo de hoje.

Sinto-me muito à vontade para dissertar sobre as vantagens de empreender com sopas congeladas, pois este foi um negócio que comecei sozinha, na cozinha da minha casa e que me trouxe resultados rápidos.

Uns dirão ¨mas é muito popular, não tem como ganhar dinheiro¨. E eu responderei com uma bela sopa de batata roesti como esta da foto.

Outros dirão: ¨Mas só vende no inverno¨. E eu responderei com… bom, leia o artigo que você vai descobrir.

1. As sopas congeladas têm um grande potencial de lucro

As sopas têm um ingrediente ¨secreto¨ de custo muito baixo que contribui bastante para que o custo de matéria prima seja baixo e consequentemente a margem de lucro, alta.

Estou falando da água. A maior parte das receitas de sopas têm na sua composição cerca de 50% de água e isso faz com que o custo de matéria prima seja abaixo da média em relação ao preço de venda. Esta informação fica muito clara na hora de elaborar uma ficha técnica da sopa, onde temos clareza do custo por kg do preparo.

Além disso é possível desenvolver acessórios para vender junto como croutons e torradas elevando o ticket médio de cada cliente.

E é claro, ter receitas diferenciadas que só o seu estabalecimento faça. Personalizar as sopas é uma tarefa fácil, bastando uma sopa base como batata, por exemplo e a adição de cogumelos, carne desfiada, ragú de carne, engtre outros.

Então o custo baixo faz sentido por estar associado a um alto valor percebido, levando o preço de venda para o alto e melhorando a margem de lucro.

2. As sopas congeladas são ¨resolvedoras de problemas¨

Você já deve ter escutado a expressão ¨Ganha mais quem resolve problemas para os outros¨, certo? Isso é um fato. A fome é uma motivação para a compra mas quando ela vem associada à um problema a ser resolvido a disposição do cliente em gastar mais, aumenta.

Pois com as sopas vários problemas de grupos de clientes são resolvidos, tais como alimentação para:

  • Dietas de emagrecimento;
  • Diabéticos;
  • Idosos;
  • Pessoas em pós operatório de cirurgias de face, dentárias, estéticas ou bariátricas;
  • Hipertensos;
  • Alérgicos;

Além disso, existem os amantes de sopas e as pessoas que apreciam pela praticidade.

Eu fui várias vezes surpreendida por clientes que pediam as sopas para inclusive almoçar.

Depois da pandemia o trabalho em home office virou uma realidade. Mas nem todo mundo tem tempo e disposição para cozinhar e é aí que as sopas entram mais uma vez como resolvedoras de problemas.

3. Ao contrário do que possa parecer, sopas são vendidas o ano todo e não somente no inverno.

Eu mesma não sabia desta informação quando comecei meu negócio de sopas. Iniciei em um mês de março e quando chegou outubro e as temperaturas começaram a subir no Rio de Janeiro pensei que talvez o meu negócio fosse ser sazonal.

Existe sim a alta temporada das sopas no inverno, porém com alguns ajustes no cardápio e na abordagem das vendas, elas vendem o ano todo.

Qual é uma das maiores dores das mulheres, especialmente após os 40 anos? Acertou se você pensou em controle do peso. Esta é uma realidade brasileira e qualquer produto que ajude na realização desta tarefa tende a ser bem sucedido. Sopas com baixas calorias são perfeitas para o período pós festas quando a população em geral exagera nos comes e bebes e deseja voltar à forma antes do alto verão.

Foi criando um cardápio de sopas abaixo de 100 calorias que vendi sopas congeladas mesmo durante o verão carioca.

Aliás, uma das minhas maiores vendas foi em um dia 7 de janeiro. O termômetro marcava 36º graus.

sopas congeladas
Em um único dia foram 180 porções de sopa, totalizando R$ 3500,00 de vendas em uma única entrega.

4. É um tipo de negócio que é amplamente desenvolvido com parcerias

Uma das dificuldades dos empreendedores de alimentos são os canais de venda. Como manter a venda estável? Como fazer as primeiras vendas?

Com as sopas existem várias parcerias possíveis para ampliar o negócio:

  • Academias
  • Personal Trainers
  • Clínicas de estética
  • Médicos e dentistas

E a minha preferida: Nutricionistas

As/Os nutricionistas precisam de bons parceiros para recomendar aos seus clientes, pois o sucesso deles depende do cliente seguir a prescrição. 40% do meu faturamento veio das parcerias. Deu tão certo que eu virei prescrição delas:

sopas congeladas

Mas, atenção: É preciso fornecer tabelas nutricionais para que o seu cliente saiba exatamente o que está consumindo. Dificilmente um/ uma nutricionista indicará um negócio de sopas congeladas que não tem tabelas nutricionais dos seus produtos.

5. Baixa complexidade de produção

Quando falamos de lucratividade, estamos falando de custos e despesas baixos em relação ao faturamento.

E um tipo de produto que não depende de equipamentos caros, de mão de obra com qualificação especial, que tem produção rápida e otimizada se encaixa perfeitamente neste perfil.

Para começar seu negócio de sopas congeladas tudo que você precisa é de:

  • Um freezer, que pode ser o que você já tem em casa
  • Panelas
  • Liquidificador ou Mixer
  • Bolsa térmica para a entrega

É um tipo de negócio que pode ser iniciado na cozinha do seu apartamento e feito por uma pessoa sozinha. Eu toquei a minha soparia sozinha de março até setembro, quando o meu volume se estabilizou acima de 120 potes por dia e decidi contratar uma pessoa.

Quando for a hora de contratar não será necessário um cozinheiro com qualificações específicas pois as receitas são de fácil execução e compreensão.

Conclusão

Seja para um negócio sazonal que complemente o seu ou como negócio principal, aqui está uma oportunidade pouco explorada. Como produtos adicionais ainda podem ser produzidos com os mesmos ingredientes, molhos para massas, desta forma você ganha o cliente de 2ª à Domingo.

Eu criei um curso chamado Viver de Sopa onde ensino o modelo de negócios da minha soparia e forneço as fichas técnicas e tabelas nutricionais de mais de 60 receitas. Se você quiser saber mais, basta visitar meu site aqui: COZINHA DA CLAUDIA

    Rolar para cima